terça-feira, 3 de janeiro de 2012

6° semestre - Projeto Urbanístico: Parque Velas do Mucuripe





Este é um projeto acadêmico, cujo tema se configura em uma intervenção para a revitalização do Riacho Maceió, o qual corta os bairros do Mucuripe e Varjota. Este recurso hídrico atualmente se encontra em estado de abandono, sendo gradativamente poluído, assoreado e servindo de palco para a promoção da marginalidade. Porém, nem tudo nesta localidade pode ser classificado em uma perspectiva negativa: há um grande potencial ecológico, esportivo, contemplativo e comercial para a cidade de Fortaleza. Inicialmente vale mencionar que este riacho se encontra com o grande eixo turístico de nossa cidade (Beira Mar). Vale mencionar também o calor humano da região, tanto pela simplicidade das pessoas que residem em seu entorno, como também pelo eixo comercial e gastronômico que acabam se associando ao domínio da região do riacho Maceió.

Aqui apresento este trabalho desenvolvido em equipe com alguns amigos de faculdade (Carla, Alysson e Jéssica) que ajudaram a desenvolver o conceito ideológico e formal do parque, identificando suas necessidades e intervindo em cada setor estudado. 


A primeira prancha representa o "Masterplan" (para os leigos, é uma espécie de panorama geral do projeto, indicando seus pontos principais). Aqui podemos perceber um traçado cortando o parque em toda a sua extensão: estamos falando de uma via para ciclistas e pedestres que servirá para interligar continuamente todo o parque. Tal via atende a uma necessidade contemplativa de todo o parque, proporcionando várias visuais sob diversos pontos de vistas. A continuidade dessa via é garantida pelas passagens de nível que ela apresenta sobre vias de automóveis que cortam o parque transversalmente. (detalhes na prancha 03); Outros detalhes também são abordados, como os equipamentos que o parque dispõe: desde os mirantes, caminhos menores para contemplação, espaços de permanência e convivência, calçadões comerciais e esportivos e seus estacionamentos. No setor inferior da prancha é apresentado a solução de moradia para as casas removidas das áreas de risco.


A segunda prancha apresenta o detalhamento dos equipamentos do parque.


A terceira apresenta cortes realizados em diversos trechos do parque, que foram indicados no masterplan (prancha 01). Destaque especial para as passarelas longitudinais e transversais que contemplam todo o parque;

Essa experiência me levou a refletir sobre a importância que o conhecimento gerado dentro da academia  devia ter para o planejamento urbano realizado pelos órgãos governamentais. Tal atitude faria nascer um espírito cooperativo, cujo principal beneficiado seria a sociedade Cearense.

3 comentários:

  1. Boa tarde, ótimo trabalho, gostaria de saber qual programa que foi utilizado??

    ResponderExcluir
  2. Tudo bom Marcos? Na época acabei fazendo este trabalho no AutoCAD e montei todas as pranchas no CorelDraw...na época eu só mexia nesses programas. Ficou pesado mas deu certo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, sabe informar se esse projeto chegou a ser apresentado a Prefeitura de Fortaleza? Como posso entrar em contato com os elaboradores do trabalho?

    ResponderExcluir