segunda-feira, 30 de julho de 2018

[Estudo de Caso] Reforma de Residência Simples






O estudo de caso trata de melhoramentos para uma simples residência unifamiliar situada em um bairro popular. O edifício em questão apresenta-se avançando no lote até o encontro com o alinhamento da calçada; tendo, portanto, ausência de recuo frontal. Também foi diagnosticada uma distribuição interna dos ambientes de forma desfavorável ao condicionamento ambiental, gerando desconforto aos ocupantes do imóvel e ignorando claramente posturas expressas nos parâmetros urbanísticos municipais.


A proposta consta em se promover o conforto e a privacidade da família através do recuo da residência e redistribuição dos ambientes, procurando-se o máximo aproveitamento das paredes existentes. Sendo assim, é proposto que os quartos e banheiro sejam remanejados para um pavimento superior a ser criado, enquanto que a sala de jantar/estar e cozinha sejam integrados, ganhando-se inclusive um espaço para garagem e jardim na frente da casa. A fim de se estimular a geração de uma renda complementar para a família é proposto, na antiga garagem, um espaço que poderá ser usado para comércio ou mesmo alugado. 
O condicionamento ambiental foi resolvido pela abertura de vãos para a renovação do ar interno, assim como para o incremento da iluminação de todos os ambientes, economizando energia elétrica.


Acima vemos a proposta de ambientação dos ambientes no pavimento térreo: cozinha americana integrada com sala de estar / jantar e mobiliário que aproveita os poucos espaços livres. 


Também foi pensado um depósito para a cozinha - espaço esse situado abaixo do vão da escada que conduz ao pavimento superior. Na parede do fundo da cozinha é proposto um revestimento em cerâmica com inspiração portuguesa.

Bom, a ideia aqui foi apenas realizar um breve estudo a fim de continuar desenvolvendo a prática projetiva. Esse é um projeto simples que foi pensado na perspectiva de atender a um hipotético cliente, de renda média ou mesmo baixa, o qual em muitos casos não sabe que ele também pode ter acesso a um projeto de qualidade e com custo total acessível. A Arquitetura deve ser para todos.



0 comentários:

Postar um comentário