segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TCC - FINAL DA SAGA - Revitalização: Orla da Lagoa de Porangabussu





Figura 1 - Panorama da intervenção. Em primeiro plano a fachada oeste do CUCA Porangabussu.

Ao se pensar na implantação de um edifício voltado para a prática cultural, esportiva e para o lazer, torna-se indispensável considerar sua relação com a cidade. O Sítio de implantação do CUCA volta-se diretamente para a orla da Lagoa de Porangabussu; sendo assim, foi estabelecido, como diretriz desta segunda etapa do TFG, a valorização de sua orla considerando seus valores naturais e antrópicos.

O masterplan pensado para a orla da Lagoa de Porangabussu lança um novo olhar sobre a forma de uso e ocupação existente no entorno. As ações propostas baseiam-se na ampliação das áreas verdes, revitalização das áreas públicas degradadas, intervenção em áreas ocupadas por edificações em áreas de risco, aproveitamento de vazios urbanos e eliminação de fundos de lote. A interconecção entre esses pontos, acaba voltando o olhar da cidade para a Lagoa.

Figura 2 - Masterplan - A intervenção considerou elementos naturais e antrópicos do entorno.


O item 1 indica a locação do CUCA. Sua implantação levou em consideração o livre acesso entre o equipamento e a Lagoa de Porangabussu, respeitando a necessária faixa de Preservação Permanente determinada por Lei. Em virtude disso foi criado um bosque linear, que contém dispostos também linearmente equipamentos para a prática cultural, esportiva e para o lazer. A fim de priorizar o contato e o fluxo das pessoas entre o meio ambiente e o edifício cultural, será proposta a adoção de um "traffic calming" no trecho da rua Frei Marcelino. Ver item 2 do masterplan.

Figura 3 - Perspectiva da rua Frei Marcelino.


Figura 4 - Anfiteatro associado ao bosque linear.


Figura 5 - Skatepark associado ao bosque linear - ao lado foi prevista uma quadra descoberta.


Figura 6 - Quadra descoberta e estação para compartilhamento de bicicletas associados ao bosque linear. 



Figura 7 - Pier que conecta o CUCA e o Bosque Linear à Lagoa. Local para o lazer contemplativo e para a prática de esportes aquáticos. 

O item 3 indica a proposta para construção de Habitações de Interesse Social (HIS) em terrenos marcados pela predominância de Vazios Urbanos e Fundos de Lotes. Tais habitações visam receber famílias cujas moradias encontravam-se edificadas em Áreas de Risco, as quais foram identificadas durante o estudo do entorno. A proposta também contempla a reforma do calçadão com a ampliação de áreas verdes em toda orla lacustre. A geração de renda também está inserida na proposta pela criação de espaços para a sócio-economia. Ver figura 8:

Figura 8 - Habitações de Interesse Social propostas e reforma do calçadão descortinando a Lagoa para a cidade.


O item 4 indica a porposta para o aproveitamento de um Vazio Urbano para a ampliação da áreas verde do parque de orla da Lagoa. Tal espaço também servirá como um lugar para a geração de renda pela previsão de uma estação de reciclagem, a qual poderá gerar a partir do lixo, novos produtos gerados pelo trabalho de manufatura dos próprios moradores das comunidades carentes mencionadas no item 3.

O item 5 indica uma área resultante da remoção das habitações identificadas em uma das áreas de risco. Tal área será agregada ao parque de orla da Lagoa de Porangabussu,  ampliando as visuais do bairro para a Lagoa, assim como também ampliando a área de recarga desse importante recurso hídrico.

O item 6 indica a previsão de desobstrução de uma importante via local que estava tomada por edificações construídas de forma irregular (também em área de risco). Tal via possibilita uma comunicação direta entre a Lagoa de Porangabussu e uma estação da linha Sul do Metrô de Fortaleza (Estação Padre Cícero).

O item 7 indica a previsão de uma ciclovia de mão dupla que conecta todos os pontos apresentados da orla da Lagoa de POrangabussu às principais vias Coletoras e Arteriais constituites do quadrante de estudo apresentado na publicação #3 da seção TCC - A SAGA.


 Figura 9 - Lagoa de Porangabussu, local de grande potencial ecológico e paisagístico. Em primeiro plano: fauna local. Em seguindo plano: muro existente no terreno escolhido para implantação de um CUCA.


Este TFG reconhece e reafirma o valor da Lagoa de Porangabussu como Patrimônio Público e Santuário Ecológico. Todo o trabalho resultante, e agora compartilhado, partiu de um sonho de que um dia a cidade de Fortaleza possa olhar para seus recursos naturais e para as pessoas com mais amor. Pois estas são riquezas de valor inestimável para os de hoje e para os de amanhã. Todos devem fazer sua parte: seja a PMF focando seus esforços nas áreas mais carentes da cidade; seja a Iniciativa Privada, investindo mais em responsabilidade social; como também o próprio Cidadão, criando uma postuma mais responsável para com a cidade, colocando o lixo no lugar correto, zelando pelo que é de todos. Dessa forma nossa cidade será capaz de ganhar uma nova significação, nascendo assim uma nova consciência coletiva...creio, um ideal possível de realização, talvez um sonho...mas um sonho de muitos; certamente, uma questão cultural.


"Um sonho quando se sonha só é apenas um sonho; mas quando se sonha junto, já é realidade. 
A Utopia partilhada é a mola da história."
 Dom Helder Câmara











2 comentários:

  1. Adorei o teu blog! Parabens por compartilhar um pouco do que vc sabe para aqeles, como eu, q estamos nessa jornada de futuros arquitetos e urbanistas. Eu tbm estou com um projeto de uma instituição educacional, cultural e esportiva, em PA 4, em um terreno onde possui um riacho abandonado. Sera q vc teria como me enviar algo mais aprofundado de como revitalizar areas assim? Desde ja, grata. Kryshna.

    ResponderExcluir
  2. Kryshna,

    Mil desculpas pela demora em responder! Ando correndo muito com alguns projetos e só vi seu comentário agora! Agradeço pelas palavras de incentivo!

    Preciso te falar que o tema Revitalização Urbana foi uma experiência marcante para mim. Confesso que um ano depois de me formar, ainda vejo esse tema como um mundo a ser desvendado...tanto que penso me aprofundar em uma futura pesquisa de mestrado. Você pode conferir a bibliografia do meu TFG no link https://issuu.com/paulowale/docs/tfg_paulovale

    Sucesso em todos os seus projetos!

    ResponderExcluir