quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estudo Delicatessen






Estudo para a reforma da fachada de uma panificadora. O objetivo foi projetar uma fachada com estilo próprio de delicatessen. Essa tendência já pode ser observada em alguns estabelecimentos desse segmento, sejam eles existentes em locais requintados ou mesmo em bairros mais simples. Acredito que o grande apelo de uma delicatessen é criar um ambiente convidativo para o encontro e a permanência das pessoas.


A planta baixa indica aspectos importantes como a orientação do sol, o tipo de implantação do edifício no terreno, assim como as intervenções propostas.


O estado inicial da fachada que lembrava um mercadinho, situação marcada por revestimento cerâmico aplicado na fachada e uma grande marquise de concreto para sombrear as esquadrias.


A solução constou inicialmente na remoção da marquise de concreto e das cerâmicas. O desenho proposto para a fachada partiu da adoção de um pórtico revestido com tijolinho rústico. Para o devido sombreamento das esquadrias, foram adotados dois toldos metálicos. Na lateral esquerda foi proposto o fechamento de uma janela alta existente., ganhando-se espaço para a instalação de um banner.


Foi proposto para a parede lateral existente dentro do lote, um suporte com 3 expositores no formato A2. Tal parede receberá revestimento rústico.


A experiência foi válida levando-se em consideração que o constante exercício possar levar ao aprimoramento do processo projetual. Indispensável será o conhecimento dos materiais a serem adotados, com seu melhor custo-benefício.
A arquitetura deve transcender a ideia do belo. É urgente promover a consciência que ela também é uma necessidade social;  pois, cada projeto é (ou deveria ser) o reflexo dos anseios das pessoas por uma vida melhor.



0 comentários:

Postar um comentário