segunda-feira, 15 de junho de 2015

TCC - A SAGA #4 - O PROGRAMA DE NECESSIDADES









O Programa de Necessidades de um CUCA visa atender à demanda da juventude de áreas carentes por atividades que a qualifique para a vida em sociedade, a fim de se diminuir os altos índices de violência e uso de drogas em áreas marcadas por fragilidade social .
Através da promoção do conhecimento, da arte e do esporte, no CUCA o jovem trabalha o autoconhecimento e  ganha consciência de seu papel na sociedade. Neste Centro Urbano é ofertado ampla biblioteca, oficinas práticas de dança, música, artes cênicas, áudio e vídeo, dentre outras; além de dispor de quadras esportivas, piscina, academia e espaços para luta. A comunidade também ganha com a implantação deste equipamento, pois, geralmente são pensadas áreas de convivência e de contato com a natureza. O Cuca em questão também ofertará praça arborizada e anfiteatro com vista para a Lagoa de Porangabussu, cineteatro, skatepark assim como espaços para a sócio-economia. Este complexo culcural e esportivo foi pensado para ter sua localização próxima a uma área com grande potencial ecológico, afim de promover sua preservação quanto da própria comunidade com seus costumes e seus valores humanos.
Abaixo compartilho o fluxograma obtido a partir do estudo do Programa de Necessidades adotado para um CUCA. No caso do Projeto de Graduação em questão, realizei algumas revisões até chegar ao que julguei apropriado. Para tanto, foram levados em consideração as demandas das comunidades do entorno, os condicionantes naturais, a legislação urbanística e ambiental vigente, assim como a necessidade de otimizar fluxos e valorização da paisagem da Lagoa.

Não postei aqui áreas pois o objetivo deste post é mostrar que o Programa de Necessidades deve ter como preocupação maior a busca pelo atendimento das demandas que serão observadas em cada projeto; ou seja, as pessoas e o meio (observar as diretrizes adotadas - primeira imagem). Neste projeto, os tipos de ambientes, assim como a sua devida distribuição, foram pensados de forma a promover o encontro das pessoas, e destas com a natureza. E nisso há riqueza; pois, como diria a minha sogra: "A simplicidade pode ser incrível!".

Em breve posto o projeto.




12 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostei muito do seu projeto e escolhi ele para apresentar na aula de grandes vãos da faculdade. Porém, não entendi como seria a cobertura do bloco retangular, e meu professor me pediu para buscar essa informação. Ele também me perguntou quanto aos caminhos de acesso á edificação e um pouco mais sobre a estrutura. Sobre esta última, acho que consigo explicar com o que você postou, porém o esquema da cobertura eu não entendi mesmo.Você poderia me ajudar? Ele perguntou sobre os caimentos do telhado e decidas pluviais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, obrigado pelo interesse no meu TCC! Tenho aqui um material extra que posso te enviar para ajudar na sua pesquisa! Preciso saber qual seu email para te enviar. Abraço!

      Excluir
    2. Olá Paulo! Muito obrigada pela sua disposição em ajudar! Para mim qualquer informacao extra será bem vinda! Meu email é: laurapmarq@gmail.com.

      Excluir
  2. olá Paulo, me interessei pelo seu projeto, gostaria de fazer um estudo de caso dele, se possível você pode me informar seus dados, a faculdade onde cursou e o ano que foi elaborado, obrigada, aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  3. Olá Isabela! Obrigado pelo interesse no projeto! Bom, ele foi concebido em 2015 (por ocasião do meu TCC). Me Formei pela Universidade Federal do Ceará. Meu nome é Paulo Vale, natural de Fortaleza-Ce.
    ...E a tua pesquisa, seria para qual cadeira? de qual faculdade? Gostaria de saber até onde esse projeto já chegou virtualmente... Estou a disposição para quaisquer outras dúvidas, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo, ficou realmente muito bom!
    Você concorreu ao Opera Prima, aquele concurso dos trabalhos de final de curso?
    Att.
    Diana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana! Obrigado pelo elogio! Sobre o Obra Prima, fiquei sabendo que eles vão abrir inscrições em Agosto...acho que vou participar! Bom, obrigado por visitar o blog! Sucesso em todos os seus projetos ok? Abraço!

      Excluir
  5. Olá , achei muito interessante o projeto ,sou estudante do quinto semestre de Arquitetura aqui também no Ce ,já vinha acompanhando alguns outros posts , na minha cadeira de projeto 4 estamos criando um centro cultural, o seu me chamou bem atenção , gostaria de saber se você tem mais do material e se poderia publicar ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Brito Junior, obrigado pelo seus comentários! É sempre bom ver esse tipo de tema sendo discutido e pesquisado. Os CUCA's têm sido importantes para a valorização da nossa juventude, principalmente nas periferias. Esse tema é bem vasto e confesso que atualmente eu poderia ter gerado mais conteúdo a respeito. Bom, não sei se você viu o meu Caderno do TFG que publiquei no ISSUU. Lá tem bastante coisa sobre esse projeto e a teoria que o embasa. Segue aqui o link para você dar uma conferida:

    https://issuu.com/paulowale/docs/tfg_paulovale

    Tudo o que produzi está compilado nesse caderno. Espero que seja últil!

    Qualquer dúvida é só entrar em contato! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo,vou da uma olhada,fico feliz com a disponibilização e atenção dada aqui.

      Abraço!

      Excluir
  7. Sera que poderia me passa seu e-mail, para eu poder tirar uma duvida com você

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, pode mandar sua dúvida para o meu e-mail: walearquitetura@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir