sábado, 11 de abril de 2015

Error #1: Exportando .SKP para .DWG sem WireFrames!






Certo dia precisei exportar arquivos 3D do SketchUp para obter imagens 2D no formato compatível com AutoCAD, afim de agilizar um detalhamento de interiores. Houve um problema quando abri o arquivo .DWG obtido: era possível ver toda a geometria do desenho (em Wireframe). Eis abaixo um exemplo:


Figura 01: objeto exemplo a ser exportado do Skecthup para o AutoCad.



Figura 02: arquivo obtido pela exportação.

O excesso de linhas as vezes acaba sendo prejudicial ao desenho dos ambientes e seus elementos, pois pode gerar enganos. Pesquisando em alguns fóruns sobre SU acabei encontrando a solução. (Créditos ao fórum: http://forums.sketchup.com/t/how-to-export-3d-su-building-model-to-2d-dwg-file-with-no-hidden-lines/1495). Segundo um usuário desse fórum, parece que dependendo do nível de complexidade do desenho há um erro no "cartão gráfico OpenGL" resultando em exportações que exibem as linhas ocultas dos modelos (Wireframe).

Para corrigir esse problema vá em Windows > Preferências > OpenGL e desmarque a opção "use hardware acceleration".

Obs.: recomenda-se reverter essa configuração para outros trabalhos, afim de evitar que a operação com os mesmos fique lenta.

 Após realizar esse procedimento, a minha exportação ficou sem Wireframe. Facilitando os trabalhos.



31 comentários:

  1. Ufa! Muito bom! Obrigada por compartilhar! Salvou minha vida...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em poder ajudar! Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Procurei muito sobre essa solução.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço por compartilhar essa informação.
    Ajudou bastante para desenvolvimento de um projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso Natália! Sucesso em sua caminhada! Abraço!

      Excluir
  5. Nossa finalmente achei um site que resolvesse meu problema!! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, salvou minha vida, me poupou muito trabalho.

    ResponderExcluir
  7. para windows 10 não encontrei onde é alguem pode me sugerir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o caminho especificado é na aba "Windows" da barra de menu do próprio SketchUp...abraço!

      Excluir
  8. Muito obrigado pela dica! Salvou o trabalho da minha estagiária! rs

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz o passo-a-passo e esta travando o meu arquivo ao inves de exportar o corte para o AutoCAD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, isso já aconteceu algumas vezes comigo. Na hora da transformação para arquivo .DWG, o SketchUp simplesmente trava, isso porque no meu caso o arquivo estava muito pesado.

      Bom, você pode tentar fazer uma limpeza nele (Purgar o Arquivo).No Sketchup vai na aba window> Model Info> Statistics> e Purge Unused.

      Você também pode excluir alguns itens que você julgar sem importância, e quem sabe explodir alguns blocos.

      Resumindo: tenta deixar tua maquete mais leve, exportando para .DWG só o estritamente necessário. Sucesso!

      Abraço!

      Excluir
  10. MUITO OBRIGADO PELA DICA ME AJUDOU BASTANTE TE DESEJO MUITO SUCESSO

    ResponderExcluir
  11. Obrigado amigo, me salvou no TCC!

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostaria de sua ajuda.

    Sabe como faço para exportar uma volumetria com curvas de niveis do sketchup para o autocad sem explodir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo! Essa sua dúvida é muito interessante! Geralmente quando se exporta uma volumetria de .SKP para .DWG é comum, ao abrir esse desenho no CAD todo explodido.

      Acredito que a solução mais rápida para isso seria no próprio CAD transformar esse desenho em bloco com o comando "Wblock" e colocá-lo em uma layer de sua preferência. Se for interessante para vc, congele essa layer no CAD. Assim vc poderá desenvolver o seu projeto sem o incômodo de ficar clicando acidentalmente nas linhas da volumetria do terreno.

      Excluir
  13. Nao existe a poção indicada no SU 2018, qual seria o procedimento equivalente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, ainda existe o comando indicado para corrigir as wireframes: Windows > Preferências > OpenGL e desmarque a opção "use hardware acceleration". Seria essa a dúvida ou algo mais específico? Abraço!

      Excluir
  14. no Skp 2019 nao tem a opcao de "desmarcar" a acelaracao do hardware, e as exportações para dwg estao indo em Wireframe. Como fazer nesse caso do 2019?

    ResponderExcluir
  15. Olá! bom dia, estou tentando exportar vistas vistas e planta baixa do sketchup 2018 para autocad 2018, mas fica muito tempo carregando. Por gentileza poderia me dizer se eu deixar horas ali vai exportar mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo, tudo bom? Isso acontecia comigo também. Uma solução nesse caso é limpar o arquivo, o máximo possível, a fim de torná-lo mais leve. Retire blocos desnecessários como utensílios, móveis, plantas, etc. Com o essencial, vc consegue exportar para. DWG mais facilmente. Desejo a você sucesso!

      Excluir