terça-feira, 29 de março de 2016

Apto. do Jovem Casal - Estar/Jantar/Cozinha








Este estudo de caso consiste no projeto de ambientação de uma sala para um suposto casal na iminência do matrimômio. Bem comum na vida a dois é o sonho de possuir um espaço próprio que reflita bem o seu modo de vida. Portanto, isso significa a existência de perspectivas e peculiaridades que devem ser observadas pelo Arquiteto no primeiro momento do projeto. 

Então imaginei assim: os dois gostam muito de passar parte do seu tempo livre vendo filmes, seriados, futebol ou cozinhando. Como estão no começo de carreira, eles buscam economia em tudo, mas não dispensam o devido conforto. Na dúvida, desistiram de chamar um marceneiro para fazer por conta própria aquele móvel que acharam bonito na internet. Acabaram então contratando um Arquiteto na perspectiva de melhores resultados de custo x benefício.

Conceito e Projeto
Em um primeiro momento procurou-se entender o espaço disponível. Sala de Estar, Jantar e Cozinha perfazem uma área total de 27m², que pelo visto é um espaço pequeno. Segundo fato: A localização da área de serviço está "escondida" por uma parede de gesso de piso ao forro (1). Isso causa uma certa estranheza e diminui a área de trabalho na cozinha. Há também um quarto reversível (2) cuja área pode ser aproveitada.


A proposta consiste em abrir uma parte da parede de gesso para melhorar a comunicação visual entre a cozinha e a sala, otimizando também a permeabilidade da ventilação cruzada e da iluminação, sem deixar de ocultar os equipamentos da área de serviço (3). Outra previsão está no aproveitamento do quarto reversível como extensão da sala, criando-se um ambiente para o jantar.


O balcão em granito foi proposto tendo em vista servir inicialmente como área para alimentação, até que seja possível o casal investir em um armário a ser embutido em seu vão inferior. Tal armário atenderá tanto à sala de estar (com portas e nicho para equipamentos de audio/vídeo), quando à cozinha (com um gaveteiro em frente à geladeira).

 A pedra de granito possui um formato de "L" para viabilizar também sua utilização como bancada de auxílio à cozinha. Ela terá apoio em uma alvenaria auxiliar e na dobradura da pedra. Detalhe especial no topo dessa alvenaria, onde é sugerida a criação de uma mini-orta.




Associado ao balcão de granito, foi previsto um painel com Tv de Led, a qual poderá ser direcionável através de suporte retrátil. Todo o cabeamento será embutido no painel.


Aqui é possível ver a configuração da área de serviço com máquina de lavar e tanque inóx "ocultados" pela parede de gesso. Destaque para o armário suspenso, que deste lado possui portas de correr e permite o depósito de mantimentos. O gaveteiro já mencionado dá o suporte necessário para os utensílios menores da cozinha. A janela existente na arquitetura da cozinha, ajuda na viabilização da ventilação cruzada, reduzindo o calor gerado nesse ambiente.


Visão frontal da cozinha - Uma prateleira na parede permite o ganho de espaço para depósito de equipamentos e frascos. Na mesma parede um suporte metálico é sugerido para alguns utensílios e papel. A fim de evitar a perda de espaço com um equipamento "gelágua", é proposto que o casal adiquira uma geladeira com "água na porta".



Vista do encontro entre sala de estar e de jantar. Arranjo otimizado dos móveis para facilitar o fluxo pelos ambientes. Aqui foi sugerido que a mesa de jantar encoste na parede, a qual se destaca pela cor e pela disposição de quadros com fotos da vivencia do casal. Também é possível destacar a preocupaçao em proporcionar a livre vista para o exterior, mas com possibilidade de resguardar a privacidade pela adoção de cortinas.

 
Feedback dos Estudos em 3D
Relatando aqui alguns detalhes técnicos e impressões alcançadas nesse último trabalho:

Software: o programa utilizado para modelagem foi o SketchUp 2015; para renderização o Vray 2.0 e para pós-produção o Photoshop CS6.

Relato: Estou adorando cada resultado alcançado. Acho que melhorei um pouco na qualidade das imagens. Testando ainda os efeitos de bump e displacement. As texturas estão ficando boas, mas ainda preciso melhorar. Acredito que o background externo também pode melhorar!Vismats são fantásticos! Técnica de modelagem do piso gerou um resultado mais realista do que quando utilizava simples textura. O photoshop tem ajudado bastante. As ferramentas de Gaussiam Blur, Sharpen e Brush Tool, Curves e de Clone Stamp tem ajudado bastante nos efeitos. 

Alguns dos recursos citados anteriormente em uma só imagem. 


 Enfim, gostei da experiência! Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos e bem receptivo a críticas construtivas. Em breve mais ambientes do apartamento do Jovem Casal.


0 comentários:

Postar um comentário