domingo, 9 de outubro de 2011

5° semestre - Edifício Multifamiliar





De todas as cadeiras de projeto da faculdade, esta conseguiu absorver em seu processo o maior número de conceitos e aguçar a minha percepção sobre a arquitetura e o urbanismo em Fortaleza. De um lado o povo que busca uma moradia de qualidade e acessível, do outro lado o mercado com suas leis próprias, e ainda o poder público com sua legislação urbanística. Não posso esquecer da questão ambiental tão em evidência atualmente. Todos esses elementos acabam por condicionar o processo de projetar.

No projeto em questão, houve uma perspectiva de se atender um público com uma faixa de renda de 3 a 5 salários mínimos. Foram aprendidos conceitos e regras indispensáveis para esse tipo de edificação, segundo a legislação vigente. Formalmente busquei fazer um jogo entre planos de modo que as unidades pudessem aproveitar o nascente, a paisagem do cocó, e também fugir do período de insolação do poente. Estudamos aí o revestimento de fachadas visando atender as condições de conforto térmico. O edifício possui também estacionamento no térreo/subsolo e um tratamento paisagístico na área livre do terreno.
Enfim, esses conceitos estão em constante revisão não só na faculdade mas também nos escritórios para os quais já pude fazer parceria.
Obs.: Créditos para o estudo do entorno realizado com minhas colegas de faculdade Raquel e Stephane.





0 comentários:

Postar um comentário