10° Semestre - Desenho Universal em Escola
O projeto acadêmico a seguir trata de uma intervenção em um edifício público com a finalidade de promover o acesso universal para os alunos do curso de Espanhol da UFC. Para o desenvolvimento deste estudo foi consultada a NBR 9050. Muitas eram as reclamações com as condições de acessibilidade nos antigos edifícios das Casas de Cultura. O edifício em questão foi vistoriado, sendo levantadas suas principais pendências: desníveis irregulares, vãos de portas estreitos, circulação vertical insuficiente, ausência de banheiros acessíveis, etc.
O projeto procurou resolver esses problemas sem comprometer a preservação do Patrimônio Público. Através do levantamento da situação existente, fica garantida a salvaguarda do projeto original deste edifício (vale ressaltar que antes este espaço servia como residência e foi adaptado para servir como salas de aula com secretaria). Para garantir o devido acesso de Pessoas com Necessidades Especiais ao pavimento superior foi previsto um elevador de acordo com a NBR 13994. A escada não possuía uma largura, altura de espelho e corrimão adequados, o que reforçava a necessidade deste tipo de solução. Os banheiros existentes também não estavam adequados. Os boxes eram pequenos e não havia separação para homens e mulheres. Os vãos das portas não permitiam a passagem de cadeiras de roda.
Este trabalho revelou a importância de se pensar os espaços públicos para todas as pessoas, sendo eles novos ou antigos com adaptação de uso. Fazendo o uso do bom senso, da técnica e da responsabilidade social é possível conciliar Patrimônio e Acessibilidade. O Arquiteto deve ter a consciência desta necessidade, de modo a promover em seu campo de atuação mais igualdade de oportunidades para as pessoas, independente de suas diferenças.
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