segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

TCC - A Saga #2 - O Tema e o Local de Intervenção












O tema escolhido para meu Projeto de Graduação consta na revitalização do entorno da Lagoa de Porangabussu, a qual se localiza na zona centro-oeste de Fortaleza-Ce. Será desenvolvida a proposta para implantação de um Centro Urbano de Cultura, Ciência, Arte e Esporte (CUCA) em um terreno situado no entorno da lagoa, assim como o tratamento de sua orla.

Os CUCA's são equipamentos que visam promover uma melhor qualidade de vida para jovens de 15 a 29 anos que vivem em áreas marcadas por baixos indicadores sociais e pela exclusão social. Para esse objetivo são oferecido nestes espaços cursos profissionalizantes, atividades culturais (teatro, oficinas de dança, música, etc.), grupos de discussão, atividades esportivas e de lazer, além de fomentar as dinâmicas sociais, criando assim novas centralidades para a cidade. A cidade de Fortaleza é dividida em 6 Secretarias Executivas Regionais (SER's), e o plano das últimas duas gestões municipais é construir um CUCA para cada SER. O projeto em questão propõe a construção de uma unidade no Bairro Rodolfo Teófilo, bairro localizado na SER III.



As potencialidades do local de implantação são várias: este recurso natural possui grande beleza cênica, além de ter grande potencial para o lazer e para prática de atividades físicas. O grande problema é o descaso com que as autoridades municipais tratam este belo recurso natural. Além da falta de políticas públicas para acolher a juventude, a lagoa encontra-se praticamente confinada no tecido urbano. Vários lotes estão vazios ou ocupados por instituições públicas que dão as costas para a paisagem da lagoa. A poluição do recurso hídrico é outro problema a ser considerado durante sua análise. As consequências de todos estes problemas estão no aumento da marginalidade e da degradação ambiental e urbana.

O atual estágio deste Trabalho de Graduação encontra-se na pesquisa do condicionantes antrópicos, naturais e legais do local a receber intervenção. Esse esforço é necessário para que seja possível identificar os principais anseios dos futuros usuários do espaço a ser proposto, a fim de ser possível a devida estruturação de seu Programa de Necessidades. Assunto do Próximo Post!

A seguir, revelo a beleza desse lugar através de fotos que fiz durante a primeira visita à lagoa, em um dia ensolarado de sábado:


Em destaque a paisagem que o CUCA terá ao ser implantado. O muro escuro, no canto direito da foto oculta o terreno escolhido para intervenção.


Outro ângulo da vista da Lagoa de Porangabussu revelando em primeiro plano a exuberância da fauna local. Em segundo plano, novamente o muro escuro, o qual oculta o terreno escolhido para receber o equipamento cultural e esportivo.


Percorrendo o entorno da lagoa encontramos outros locais muito agradáveis. Porém, estes espaços não são apropriados de forma efetiva por parte da comunidade local. Infelizmente, a lagoa está desconectada das dinâmicas da cidade. O projeto em questão propõe abrir este espaço para a cidade, despertando o interesse de todos os públicos e reafirmando seu potencial de nova centralidade em Fortaleza. 

0 comentários:

Postar um comentário