sábado, 1 de novembro de 2014

Investindo nos Estudos!







Depois de concluir o estágio probatório exigido pela Faculdade de Arquitetura resolvi começar a pegar trabalhos por conta própria, apesar de ainda não ter colado grau. Para isso precisei investir um pouco mais em conhecimento. Estudei mais profundamente as setagens de alguns dos programas mais usados para produção e pós-produção de imagens foto-realísticas: Vray e Photoshop. Até então a figura acima foi o resultado.
Estou começando a entender como o Vray pode proporcionar variadas possibilidades de efeitos para as mais diferentes intensões de renderização: cenas externas, cenas internas, mais detalhes, menos detalhes, dia, tarde, noite, enfim, cada situação pede um cuidado próprio.
Pela primeira vez realizei uma pós-produção em uma imagem renderizada. O Photoshop realmente é uma ótima ferramenta para melhorar a saturação e o brilho da imagem final. Também gostei muito dos recursos que permitem quebrar a rigidez e a frieza de uma renderização dotando-as de propriedades fotográficas. Pelo Photoshop também aprendi a inserir elementos extras na cena, como exemplo temos os pássaros voando (novamente um conhecimento básico, mas que em conjunto faz toda a diferença em uma cena).



Alguns problemas identificados na modelagem deste trabalho podem ser relacionados aqui: o arquivo final em SKP chegou a 100MB! Meu notebook i5 com 4GB de RAM travava muito. As vezes ao abrir o arquivo e iniciar a renderização uma das texturas (das árvores roxas que estão transparentes) se espalhou por vários pontos do modelo, forçando assim uma nova abertura do arquivo. Enfim, mas no final deu certo!

A melhoria das técnicas veio pela necessidade de atender às exigências do cliente por imagens que possuíssem um melhor grau de realismo. Como precisava entender melhor as configurações do Vray e do Photoshop, comprei um curso. Ainda falta muito para chegar ao ideal, mas é certo que a preparação deve ser contínua para se alcançar o objetivo desejado.


0 comentários:

Postar um comentário