domingo, 15 de março de 2015

TCC - A SAGA #3 - CONTEXTUALIZAÇÃO DO TERRENO






Todo projeto deve levar em consideração a contextualização em que o local de intervenção está situado. O diagnóstico do entorno do terreno abordado no meu PG, considerou os aspectos  socioeconômicos, ambientais e urbanísticos da região. Outros aspectos, como mobilidade, e turismo também foram abordados. O resultado desta análise revelou problemas e potencialidades peculiares. Entre a degradação e a sustentabilidade sobrevive uma lagoa que necessita ser descortinada e integrada às dinâmicas da cidade. O projeto de um equipamento social que promova a produção cultural, o cuidado com o jovem e com a natureza pode representar um marco para a revitalização de um recurso natural de suma importância para a qualidade de vida para a população de Fortaleza: A Lagoa de Porangabussu.

A figura abaixo mostra os tipos de ocupação antrópica existentes no entorno da área de intervenção.
É predominante na região instituições públicas de saúde e o campus de ciências da saúde da UFC. Alguns vazios urbanos ainda persistem nas proximidades da lagoa, o que pode ser algo interessante ao se pensar seu uso para iniciativas de moradia de interesse social, como uma medida de combate à gentrificação do local.


O sistema viário e a mobilidade da área de estudo são representados pelos dois mapas abaixo. Realizando uma observação atenta do local é possível identificar um bom potencial de acesso ao terreno, assim como à lagoa, tanto pelas vias principais (destacadas em cores), quanto por suas vias locais (em branco). Destaque especial para o sistema de bicicletas compartilhadas instalado recentemente em nossa cidade. Tal iniciativa representa um marco importante na busca pela melhoria na mobilidade urbana local. Nos dois mapas também é expressa uma perspectiva de integração do sistema de ônibus da cidade com a dinâmica a ser criada com a implantação do CUCA Porangabussu.




O projeto ainda contempla a possibilidade do equipamento cultural e esportivo ser acessado pelos moradores dos bairros cortados pela linha férrea do Metrô de Fortaleza. Tal linha interliga o Centro da Cidade ao Município de Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza), passando pela Lagoa de Porangabussu.





2 comentários: